segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Brasil e o mercado de suco de laranja

 
 












O Brasil no que se refe ao suco de laranja detém quase 60% da produção mundial e mais de 80% de participação do mercado. O Brasil exporta U$$ 1,2 bilhão em suco de laranja, cujo a taxa de crescimento chega aos 2% a 4% ao ano, em 2005 os preços aumentaram em mais de 50% devido a problemas climáticos.

O setor hoje deve se desenvolver novas posturas estratégicas, o momento é positivo de vido aos preços no futuro próximo. É a possibilidade de melhoramento da cadeia produtiva e recuperação a perda de imagem aos olhos do governo, da sociedade e do mercado consumidor.


O Brasil esta em plena recuperação da produção e  e pronto para manter o domínio da produção mundial de laranja processada. O mercado internacional derivam da evolução da demanda mundial por sucos de frutas, néctares e drinques de frutas.
Os Estado Unidos, maior consumidor de sucos de frutas, manteve sua demanda praticamente estável, sendo que os maiores crescimentos de consumo deverão ser verificados na região da Ásia e Pacífico.

Apesar da tendência de aumento de consumo de fruta in natura nos países em desenvolvimento, a redução da produção mundial de fruta destinado à mesa resultará em menor consumo mundial de fruta in natura. Nos países desenvolvidos existe uma tendência de substituição do consumo de fruta in natura para suco de laranja pronto para beber, principalmente o NFC. Há uma tendência de manutenção das barreiras nos EUA, União Européia e Japão, e lançamento de produtos populares, substituindo carbonatados, na parcela de menor renda.

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